M. C. Pereira & Cia. Ltda.
Rua Joaquim Nabuco, 772
Bairro Fátima
CEP 92200-720 - Canoas - RS
Fone (51) 3426 1676 / 8141 9771
airclean@airclean-rs.com.br

Ar-condicionado e Saúde

Muitas doenças e problemas alergorespiratórios são desencadeados através dos sistemas de ar condicionado e ventilação, eis que fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos encontram ambiente propício a sua proliferação nestes redutos. Além disso, muitos insetos e animais de pequeno porte (morcegos, ratos, pombas, gatos) já foram encontrados em estado de putrefação no interior das tubulações.

Dutos antes da limpeza
Dutos após limpeza

Garanta a qualidade do ar de seu ambiente de trabalho, a saúde de seu corpo funcional e de seus clientes efetuando periodicamente a limpeza e a assepsia dos dutos do seu sistema de ar condicionado e ventilação.

A tabela a seguir cita alguns dos microrganismos (fungos) que estão presentes no interior de ambientes climatizados ou não e como conseqüência imediata desta exposição ao ser humano, causam uma série de doenças.

TIPO DE FUNGOS PROBLEMAS CAUSADOS
Cladosporium spp.
Alternaria spp.
Levedo
Curvularia spp.
Aspergillus Clavatus (gp)
Aspergillus Ornatus (gp)
Penicillium spp.
Podem causar uma reação alérgica a indivíduos hipersensíveis expostos a normais concentrações transportadas pelo ar. Exposição crônica, a concentrações transportadas pelo ar acima do normal, pode também resultar na sensibilização e no desenvolvimento de doença alérgica em indivíduos previamente não afetados.
Alternaria spp.
Levedo
Curvularia spp.
Aspergillus Clavatus (gp)
Aspergillus Ornatus (gp)
Penicillium spp.
Infectam, tipicamente, somente aqueles que estão imuno-comprometidos. Imuno-comprometimento pode ser uma função de idade, sexo, raça, estado de saúde, ou nutrição. Indivíduos expostos a imunoterapia, quimioterapia, radioterapia, drogas imunosuprimidas, ou que contraíram uma disfunção imunológica, têm um maior risco de infecção. Como com outras doenças, infecções oportunistas podem ser contraídas por uma variedade de rotas potenciais incluindo injeção, ingestão, contato de pele e/ou respiração.
Aspergillus Clavatus (gp)
Aspergillus Ornatus (gp)
Penicillium spp.
Foram documentados como produtores de "mycotoxins". "Mycotoxins" representam uma ampla variedade de "metoboletes" secundárias produzidas por fungos que foram documentados como tóxicos para humanos.
Cladosporium spp.
Alternaria spp.
Curvularia spp.
Foram documentados em casos de "Phaeohyphomycosis", que inclui infecções cutâneas, subcutâneas e sistêmicas que desenvolvem elementos "mycelial septate dematiaceous" de bloqueio no tecido do hóspede.
54.205.207.53
© 1999-2007 Air Clean® - M. C. Pereira & Cia. Ltda.